Você sofre de Autopiedade ou Autocomiseração?... Saiba o que é, e como identificar.





A auto-piedade é uma das sensações mais silenciosas da nossa vida.

Na maioria das vezes é imperceptível, pois o auto-piedoso não pode enxergar que vive enredado pelo sentimento de vitimização.

 Você já "chorou na frente do espelho", ao ver a sua própria imagem, sentindo pena de si mesmo?... Algumas pessoas fazem isto constantemente e nem sabem porque.

Além disso, o auto piedoso sente pena de si em qualquer situação que ele julga negativa. Quando ouve um não de alguém a quem ele estima, ou quando sente que alguém não o tratou como ele gostaria, ou diante das situações e frustrações da rotina.
Se fica doente então, ai de quem não lhe der a devida atenção,  ou não sinta pena dele, na dimensão que ele mesmo sente!

 É  como um vicio instalado na alma, e é acompanhado pela autoestima baixa, e pelo pensamento de constante de inferioridade e insegurança.
Além disso, a autocomiseração é também responsável por diversos transtornos emocionais e afetivos que podem se instalar em você.

É certo que, até como um meio de defesa ou autoproteção do ego,  é natural todo ser humano carregue uma certa dose de auto-piedade, porém o problema é quando essa sensação ultrapassa esta “ linha da normalidade” do impulso instintivo.

Por exemplo: Se uma pedra for atirada em sua direção você involuntariamente se protegerá. É o reflexo da auto-defesa. Se alguém te trata mal ou te desvaloriza, você se entristece, porque é normal carregar a expectativa positiva de sua aceitação por parte dos outros, como defesa natural do Ego.

Um outro exemplo disto: Uma pessoa que tem medo de ser traída, investirá tempo e energia procurando indícios do seu próprio medo como forma de auto-proteção. Afinal que gosta de ser enganado? ...  Isso é o caminho do reflexo natural e quase inevitável, visto que a "pena de si mesmo" é um sentimento intrínseco a natureza humana.

Os traumas, os desafetos, as sensações de abandono ou humilhação, as decepções e dores experimentadas na alma,  e muitas outras coisas, costumam fazer parte desta implantação silenciosa da autocomiseração ou autopiedade instalando em nós o sentimento de autopiedade.

Em alguns casos, um abuso sexual na infância, por exemplo, que pode fazer com que a pessoa carregue um grito calado na garganta de vergonha e humilhação e medo de contar pra família, e correr o risco de ser estigmatizado e até culpado,  pode ser também responsável por fazer a pessoa viver  “alisando as próprias penas”, mergulhado em autopiedade.

Ou ainda a sensação abandono por parte dos pais, familiares, marido, esposa ou namorado,  que não foram superados, também pode se transformar em auto-piedade amargurada; Aliás, esse tipo de insegurança que a sensação de abandono deixa, é um dos fatores que mais propiciam a autopiedade, pois a autopiedade e a autoestima baixa, andam juntas.

Resumindo, a auto-piedade  pode ser considerada como  um sentimento natural, quando está dentro dos limites instintivos.  Porém a auto-piedade é um sentimento que cresce e se retroalimenta,  e quanto mais vai sendo alimentado, deixa de ser apenas instintual, para ser vício de comportamento que adoece,paralisa e faz sofrer.

Uma pessoa autopiedosa, carrega impressa na mente, de maneira inconsciente a frase: "Coitado(a) de mim! ". E assim se comporta diante dos impasses da vida.

Olhe para o seu comportamento e observe quantas vezes você se torna a vítima de situações que na verdade não deveriam ser tão importantes?

Um olhar que não foi correspondido por distração de outra pessoa, uma palavra não dita no momento esperado, uma atenção dividida com outros por parte de alguém que você ama, te fazem sofrer?

O que isto tem provocado em você?... Vitimização?... Pena de si?.... Como você reage a estas coisas? Chora?... Muda de humor?... Olha pela “janela cinza” da sua existência?.... Examine suas reações e responda somente para você.

Para superar a autopiedade, em primeiro lugar é necessário olhar para si, como quem se olha de fora, ou como quem pode se auto-analisar.

 É importante saber  que os  nossos  valores não devem ser obtidos pelo critério do julgamento de outros, mas pelo que sabemos  a nosso respeito e  pelo  que  conhecemos  de nossas capacidades pessoais. Quais são os seus valores?... São eles que determinam quem você é na vida e não a maneira como, ao longo da vida as pessoas te trataram.

 Nós somos de fato os  únicos  que poderemos  mudar  a maneira como assimilamos os pesos, dores e sofrimentos, no sentido que que eles parem de nos estigmatizar e nos tornar vítimas impotentes.  

E o curioso é que quanto começamos a acreditar que somos capazes e fortes porque temos valores, mais nos tornamos realmente livres dos comportamentos de autocomiseração.

Se eu  me  conheço e sei do que sou capaz, eu poderei  validar, aferir e acreditar nos valores que carrego em mim.

Isto deve bastar para possibilitar  que vivamos  a vida em completude e realização.

Lembre-se sempre que o autoconhecimento é o caminho para a realização pessoal e pode realmente nos salvar dos laços invisíveis da auto-piedade.

Faça uso do seu  " espelho interior " , enxugue suas lágrimas e sorria para ele com alegria e contentamento por quem você sabe que é, sem a máscara imobilizadora da auto-piedade  

Para pensar e viver melhor!


Ana D´Araújo
www.anadaraujo.com.br




Para agendar sua Terapia visite: www.anadaraujo.com.br e acesse o link AGENDA, ou escreva-nos em atendimento@anadaraujo.com.br

Comentários

Unknown disse…
Ótima reflexão! 👏👏