O Amor incondicional - É possível?







Você já pensou sobre as implicações do que significa amar incondicionalmente para além daquilo que o outro oferece a você como qualidade para amar?

Estes dias uma pessoa me dizia pensar que é impossível ao ser humano estabelecer uma relação afetiva de amor incondicional, pois quando alguém ama, espera em troca ser amado, cuidado, respeitado e etc. Sim, esta é a grande verdade vivida e encarada por nós, os seres humanos. Somos os "seres da barganha", do "toma lá - dá cá", e sempre ficamos a espera de retribuição para tudo o que ofertamos, de uma maneira ou de outra.

Aliás, a maioria de nós só permanece em qualquer relação afetiva, se houver lucro e retorno. o Ego imprime este comportamento como autodefesa, então só nos rendemos ao amor, quando nos trouxer benefícios.

Claro, em sã consciência, ninguém permanece no mesmo lugar aturando ofensas, até que o ofensor resolva "parar de bater". (💡Quando isto acontece, o amor já adoeceu no mais alto grau de dependência e co-dependência.) O instinto de auto-proteção trata logo de reagir. Muitas vezes até com a justificativa do falso amor próprio. Se eu me amo, quero o melhor para mim e não vou permitir que me façam mal.

Sabemos que instintivamente, cada ser humano carrega no coração o desejo de encontrar no outro ser amado, a tal da  "metade"que se identifica para uma relação satisfatória de completude, mas não seria isto apenas a tentativa inconsciente de complementar em  nós as coisas que sabemos que não temos, e nos culpamos por não tê-las?

Alguns casais me falam em separação,  e a alegação é sempre a mesma:

"Ele ou ela não enxergam nada além de si mesmo... Ou, eu não recebo nada em troca por isto quero sair desta relação". Quando os questiono sobre o amor, eles dizem que o amor existe, mas... "Eu não posso amar sozinho(a)"..."Uma andorinha só não faz verão" diz o ditado tão incutido na mente como cultura popular.

Porém há algo que deve ser pensado. E isto não significa resignação ingenua ou  bondadismo, que é a incondicionalidade do amor.

O que significa esta forma de amar? Posso eu na minha humanidade egocêntrica vivenciar algo parecido com o amor incondicional?

Só ama incondicionalmente, quem entende que o privilégio maior está em amar e não em ser amado. Em oferecer, muito mais do que em receber.

Só consegue trilhar o caminho do amor incondicional, quem entende que o ato de amar, é o maior beneficio que o ser humano pode experimentar e que o fruto colhido do amor trás em si mesmo o benefício de se sentir amado também.

 O amor, apenas pelo amor... é irresistível!

Bem, aí você pode me dizer: isto é loucura. Eu nunca amarei se não receber em troca algum benefício. Bem, se você pensa assim, é melhor realmente que não ame, pois seu amor será vazio, inconsistente.... E terá prazo de validade. Deixará de ser amor na primeira decepção.

Eu não estou aqui encorajando você a manter platonicamente um amor impossível, ou permanecer e insistir numa relação que te faz mal.  Isto adoeceria profundamente as suas emoções. Eu não falo de amores projetados pela ilusão e pelo auto-engano.

Estou falando de relações afetivas construídas e estabelecidas pela verdade e realidade. É neste lugar que o amor incondicional pode acontecer.

É do amor que parte da via da decisão e da escolha de ambos.  Que se entrega ao desafio de aceitar a diferença, estar aberto ao caminho do perdão dos erros, de principalmente não julgar, mas antes de julgar, ouvir com disposição de entender.

Este amor não depende de bom humor, da intensidade da paixão, de barganhas, ou compensações. Ele é, a despeito do que o outro tem sido. Ele é, mesmo que o outro não se expresse. Ele permanece mesmo quando o olhar do outro vagueia distante. ( Em uma relação duradoura, isto pode acontecer muitas vezes)...

💠Amar, se torna o próprio alimento deste amor, e quanto mais se ama... mais se quer amar. É uma substância que se multiplica por si mesma, à medida que se oferece.

No caso do amor incondicional a frase "É dando que se recebe" se torna a mais pura verdade.

Não é fácil, mas são estes desafios que a vida vai descortinando a medida em que vivemos. que fazem dela tão interessante!




“O amor não faz duvidar o coração, se é amor não há sombra"




Ana D´Araújo
Psicanálise Clínica - Neuropsicologia


















Para agendar sua Terapia visite: www.anadaraujo.com.br e acesse o link AGENDA, ou escreva-nos em atendimento@anadaraujo.com.br

Comentários