Mamis, quando crescer quero ser igual a você!




Quando eu era bem pequena, dizia algumas vezes uma frase para minha mãe...
- Mãe, quando crescer, quero ser igual a você!
Ela sempre sorria ao me ouvir dizer isso.
Depois de um tempo, já adolescente, só pensava em ser diferente dela.
Tudo nela parecia me irritar, e ficava chateada quando ouvia alguém me dizer que eu parecia com ela.
Quando a maturidade foi chegando, voltei a repetir a frase pra ela, pois conseguia vê-la de maneira diferente. Ela era incansável… Tanto no amor, como na luta da vida. Era realmente admirável, e quem a conheceu sabe bem.
Pouco tempo antes dela partir, a lucidez da mente dela alternava conforme o dia.  Então eu repeti para ela...”Mãe, quando crescer quero ser igual a você”... E mesmo gemendo de dor, ela sorriu e disse com carinho...”Eu sei minha filha”.... Eu sei.
Depois da sua partida, umas das diversões dos meus filhos é perceberem e detectarem os "jeitos" dela em mim, e sempre são as coisas mais engraçadas e que tanto me irritavam nela no passado. (Basta a cada ciclo da vida, o seu próprio jeito).
E cada vez que eles me comparam a ela, me sinto feliz em pensar:....”Acho que estou conseguindo mamis, um dia chego lá!
E enquanto este dia não chegar, eu sei que seguirei dizendo:
 “Quando crescer, quero ser igual a você!”


           Ana D´Araújo


* Na foto minha mãe muito feliz no lançamento do livro dela aos 82 anos!



Comentários