Raul - A onda tá certa!... (E os passarinhos também!)



No local aonde moro hoje no foi uma floresta densa. Lembro-me bem de vir a este local com meus pais na infância, algumas vezes.

Era um lugar de sítios, longe da cidade, aonde haviam construído nas proximidades uma colônia de hansenianos.

Muitos anos se passaram, e eu morando fora do Amazonas, me surpreendi ao retornar e constatar que o rio que passava na região, foi reduzido a um poço de lama e sujeira, e a vida, literalmente tem morrido ali a cada dia. A floresta murchou e quase fez silêncio.

Esses dias ouvi um vizinho reclamar que "os passarinhos não o deixa mais dormir durante a tarde". Ele estava irritado e sem paciência com a multidão de avezinhas que tem chegado em busca de nas árvores, nos quintais.

Elas tem vindo, porque estão perdendo sua moradia com a quantidade de desmatamento feito "em nome do progresso." (Novas estradas sendo construídas, a fim de ligar a cidade de uma ponta a outra e facilitar os acessos, além de inúmeros condomínios).

Essa invasão ao seu habitat, tem feito estas aves, e outras especies de bichos,  migrarem para a cidade, aonde tem um pouco mais de vegetação, ( e até aonde não tem)... E isto todos os dias.

Elas são periquitos, bem-ti-vis,  araras, papagaios, além de aves mais raras, todas podem ser percebidas nos nossos quintais. (Eu e minha filha estamos tentando descobrir o nome de uma delas, que tem um canto exótico que temos ouvido o dia todo).

Por mais que eu ache isto "ótimo" e tente tirar disso todo o proveito,  ( amo essas avezinhas!) ... Eu também sei que isso é muito mal pra elas, o que faz com que o meu prazer acerca disso, seja misturado com a dor da triste constatação da realidade.

No olhar do meu vizinho, elas só causam perturbação... O fazem perder o sono...  Porém ele consegue dormir com o barulho dos carros. (...Se teu olhar for bom, boa será tua energia ...Se for mal...muito mais escura será a tua cegueira).

Para  a humanidade, a tragédia vai chegando a passos largos, pois reza a lei da vida, que aquilo que o homem planta, o homem colhe - Seja mal ou bem.

Caminhamos para o caos, que nós mesmos temos criado - E o que me incomoda grandemente, é sentir que isto parece não incomodar.

Que a gente pense!...

Veja o Raul no vídeo...A onda tá certa!... (E eu acrescento...."Os passarinhos também"!)


 Ana D´Araújo









Comentários