Quando você não perdoa, o prisioneiro é você.


A mágoa, quando guardada no coração, o faz amargurar.

Um coração amargurado, torna-se escravo dessa prisão, e não desfruta de nenhuma das belezas da vida, pois perde o encanto pelo que é belo e se prende no desejo de vingança que a mágoa traz.

Além de que a amargura, distorce toda a realidade ao redor, tirando a possibilidade de enxergar a vida pela beleza ou alegria que ela pode proporcionar, para vê-la de modo negativo. Além de que a amargura é uma das grandes portas de entrada para as somatizações. ( Sintomas físicos de origem emocional).

O caminho do perdão, é o caminho do desprendimento da mágoa, e é o único caminho possível para devolver ao coração magoado novamente a liberdade, a alegria de viver e de experimentar novamente um brilho especial no olhar. (Principalmente para voltar a ver beleza na vida e nas coisas ao seu redor).

Quem perdoa, antes de fazer bem ao outro, faz bem a si mesmo. No corpo, na alma e na mente.



Exercitando melhor a capacidade de perdoar:

- Entenda que quando perdoa, você não está "aceitando" o erro do outro, mas está ofertando uma nova oportunidade para que o outro se torne melhor também, aprendendo com o próprio erro.

- Entenda que quem perdoa, livra-se de um enorme peso da amargura e com certeza vive mais leve

- Olhe para quem errou com você, tentando relativizar a atitude do outro, de maneira racional e coerente, libertando-se do olhar egoísta, para poder entender o motivo que levou o outro a fazer isto; Você verá que no fundo, potencialmente,  também teria a mesma capacidade de cometer os mesmos erros.

- Reconheça com toda humildade, se você também cooperou em atitudes, para que a pessoa chegasse naquele ponto de lhe ofender ou magoar. Muitas vezes a coisa parte de você para o outro, e a atitude do outro é consequência de algo que você mesmo iniciou. 

- tente olhar para aquela pessoa novamente, não pela lente do erro cometido, mas das qualidades que você sabe que ela tem e que te levaram a ama-la ou incluí-la na sua vida.

- Perdoar nem sempre significa manter o relacionamento no mesmo nível de proximidade, dependendo do peso que a circunstância teve para as duas pessoas, mas significa, principalmente, aliviar-se de qualquer peso e deixar o outro seguir leve também.


Perdão é liberdade!




Ana D´Araújo
www.anadaraujo.com.br






Comentários