Os dois polos da insegurança: Desvalorização e Megalomania


É que Narciso acha feio o que não é espelho


A insegurança pode se manifestar de duas maneiras opostas.

O traço mais comum da insegurança é a falta de autovalorização em relação aos outros e à vida. Indivíduos que se sentem assim frequentemente demonstram baixa autoestima em suas interações sociais e decisões, levando-os a viver sob o peso do "auto boicote".

Por outro lado, essa mesma insegurança pode se manifestar através de uma superestimação equivocada de si mesmo, como uma forma inconsciente de compensar sua fragilidade emocional.

Portanto, quando alguém sentir uma forte necessidade de se afirmar como herói (megalomania), isso pode ser um sinal de insegurança. A autopromoção é uma forma de compensar essa fragilidade, buscando aceitação em si mesmo e nos outros.

Esses comportamentos opostos têm uma origem em comum: a insegurança.

Reflexão e observação são essenciais!



Ana D´Araújo




👉 Megalomania é um transtorno psicológico que se manifesta por delírios e fantasias de poder, importância ou onipotência, sendo caracterizada por uma autoestima exagerada em relação às crenças e/ou habilidades das pessoas.



Ana D´Araújo
www.anadaraujo.com.br

Para agendar sua Terapia visite: www.anadaraujo.com.br e acesse o link AGENDA, ou escreva-nos em atendimento@anadaraujo.com.br

Comentários

Muito bom!!!