Decepção





A origem da palavra "decepção" vem do latim e pode significar uma mentira ou uma surpresa desagradável, uma desilusão, ou um desengano (Deceptione).

Experimentamos tristeza ou mágoa diante de uma decepção. Chamamos de decepção qualquer evento que quebre as nossas esperanças ou frustre os nossos planos, especialmente quando investimos nossas expectativas e energia nisso.

Muitas vezes, nos sentimos desapontados com ações inesperadas ou situações idealizadas. Contudo, ao analisar racionalmente o sentimento de decepção, percebemos que, na maioria das vezes, somos nós mesmos que criamos a decepção e não o outro.

💠É comum projetarmos demais nas pessoas e situações. Criamos imagens, fantasias e sonhos, e nos decepcionamos quando as coisas não acontecem conforme o esperado.

Frequentemente, diante de uma atitude inesperada do outro, dizemos: -"Eu não esperava isso dele(a)!"... Se nos sentimos decepcionados, é porque antes idealizamos uma imagem perfeita do outro em nossa mente.

Em alguns casos, alguém age de forma prejudicial, não cumpre promessas ou fala com a intenção de magoar, mas a decepção ocorre em nós devido à nossa permissão e frustração de expectativas.

Antes de nos magoarmos, é essencial compreender que cada pessoa com quem convivemos carrega suas próprias frustrações, medos, manias e hábitos, o que nos ajuda a ter menos expectativas. Devemos valorizar o que as pessoas nos oferecem e não esperar o que não será espontâneo.

💠Devemos lembrar que os outros são limitados por si mesmos, não pelo que desejamos.

Devemos encarar os eventos esperados ou idealizados dessa forma. A vida é cheia de surpresas. Não devemos nos intimidar diante dos desafios e sustos que ela nos apresenta.

💡Sempre lembre-se... As coisas, situações, atitudes, e eventos inesperados terão a importância e o impacto emocional que atribuímos a eles em nossos sentimentos e emoções.

É melhor ser surpreendido do que se decepcionar!

Ana D´Araújo
www.anadaraujo.com.br





📆Agendar Terapia

Comentários