O Resgate da Gentileza




Sempre considero muito triste testemunhar a extinção de algo, especialmente quando se trata de algo que valorizo, como a natureza, sentimentos e gestos humanos.

Meu pai era extremamente gentil com todos, sem fazer distinções. Tive o privilégio de experimentar o que é ter a gentileza por perto e de ver como alguém gentil conquista a simpatia e aprovação das pessoas.

Muitas vezes o vi entrar em algum lugar para pedir informações ou comprar algo e, ao se deparar com alguém mal-humorado ou grosseiro, ele a tratava de tal forma que logo a pessoa estava sorrindo e trocando gentilezas. Ele agia com naturalidade, indo além das dificuldades, pois o que realmente importava era o amor.

💡 A gentileza é uma expressão do amor.

As pessoas dizem que falo muito sobre amor e bondade, e é verdade, pois acredito sinceramente que o amor é essencial e tudo se baseia nele. Não vejo sentido em uma existência sem amor. A única coisa que me incomoda ao falar sobre amor é que qualquer descrição que eu faça ainda é muito limitada!

Realmente creio que uma das maneiras de resgatar o amor é através da gentileza. Não estamos sendo gentis - nem uns com os outros, nem com a natureza. No entanto, quando refletimos sobre isso, costumamos afastar esses adjetivos de nós mesmos e não reconhecemos nossas próprias atitudes.

Costumamos dizer: "As pessoas não amam mais"... Mas esquecemos que também não nos amamos. Reclamamos da grosseria dos outros, mas ignoramos que agimos de forma individualista, focados apenas em nosso próprio mundo e no piloto automático do ego.

Às vezes nos enganamos com atitudes piedosas e discursos ideológicos, mas não colocamos em prática no cotidiano o que sabemos que pode melhorar nossa capacidade de amar.

Duas naturezas opostas coexistem dentro de nós: o mal que não queremos, mas fazemos, e o bem que queremos, mas não conseguimos realizar. A gentileza, quando cultivada como um hábito diário, pode ser um antídoto contra o "desamor" e a indiferença.

Sim, ela pode ser praticada em pequenos e persistentes atos de bondade.

Enquanto isso, continuamos a sonhar...

_Que as crianças aprendam a gentileza como aprendem a cantar._ _

Que os idosos a pratiquem com bom humor na vida._

_Que as mulheres a cultivem para além da beleza física._

Que os homens a carreguem como sua honra.

Que ela ensine a humanidade a espalhar o amor como uma semente do bem.

Que o amor não se extinga, mas que se desfaça em gentilezas!


Por gentileza, se possível, ouça a música abaixo com o coração! 🎵🌷😉

(Música 'Gentileza (Marisa Monte)', gravada no álbum da Marisa Monte, chamado 'Memórias, Crônicas E Declarações De Amor', lançado em 2000.)









Ana D´Araújo - www.anadaraujo.com.br - atendimento@anadaraujo.com.br

Comentários