Amagura - O "des-gosto" da vida





Uma pessoa amargurada está constantemente expressando sua amargura para os outros e para o mundo.

  • Comentários ácidos, indiretas e reclamações são comuns.
  • Nada parece satisfatório para ela, e nenhum lugar a deixa confortável.
  • Essa insatisfação e negatividade acabam se tornando o estilo de vida da pessoa, que se vicia nesse estado sem perceber que se tornou uma "crítica profissional da vida".

Certa vez hospedei uma amiga em minha casa que havia rompido um noivado, pois o noivo, depois de muitos anos e planos juntos, resolveu que não a amava o suficiente para casar e que iria para outro país, onde pretendia iniciar um outro relacionamento. Esse fato doloroso a deixou repleta de mágoa, ressentimento, rancor, desejo de vingança, revolta, abandono, desvalorização e impotência. Sua vida se resumia a um único desejo: vingança.

Ela passou a ver a vida sob a ótica da "tragédia" provocada por essa dolorosa perda. (Acredito que ela não "perdeu" nada, mas essa é uma outra história).

Ao buscá-la na rodoviária, o dia estava lindo no Rio de Janeiro. Passamos por uma região com muitos prédios históricos bonitos, mas ela só notava as pichações nos muros e reclamava dos ambulantes nos semáforos.

Subimos a ponte Rio Niterói, a paisagem era deslumbrante, mas ela apenas via o engarrafamento.

Chegamos à praia, o mar estava calmo e azul, mas ela se incomodava com um lixo na entrada.

Pedimos uma cerveja, que não estava suficientemente gelada para ela.

Houve um show na praia ao pôr do sol, mas ela reclamava de areia no vestido e ignorava o espetáculo, que era muito bom, por sinal.

Durante a semana em que ela ficou comigo, tudo o que era bonito e agradável se tornava cinza e incômodo. Sua alma estava mergulhada em profunda amargura.

Acredito em um ensinamento que tem sido uma nova perspectiva de vida para mim: a "luz do nosso corpo", que é nossa energia, está na forma como enxergamos os eventos e circunstâncias de nossa vida, como lidamos com perdas, decepções e ganhos.

Nossa energia positiva vem da gratidão pelas coisas boas ao nosso redor, mesmo as que parecem difíceis, mas que, no final, nos tornam pessoas melhores. Se encaramos a vida com esse olhar de gratidão, nossa energia será positiva. Caso contrário, a escuridão se instala quando perdemos o brilho, a cor, o tom, a melodia e o sabor da vida.

Se isso se aplica a você ou a alguém próximo, é fundamental entender que esse estado pode mudar ao mudarmos nossa perspectiva sobre os eventos da vida, especialmente aqueles que consideramos trágicos, por conterem os golpes e as dores mais profundas que já vivenciamos.

Quem não perdoa se torna prisioneiro, e um desses cárceres é a amargura. No entanto, é possível aliviar esse peso ao compreender que esses eventos nos trazem valiosos aprendizados, nos fazem amadurecer e nos proporcionam recomeços.

Aquele que consegue passar pela dor sem se amargurar é quem consegue extrair aprendizado para crescer e fazer escolhas mais acertadas.

A história da minha amiga ilustra como alguém se comporta quando vê a vida através da lente da amargura. E o pior é que a pessoa nem percebe; Torna-se um "modo de ser".

Auto-observação é essencial para nos conhecermos melhor e podermos identificar o que precisa mudar! Observe seu comportamento diário e veja se tem a tendência a enxergar sua história de forma amargurada.

A mudança é um processo gratificante que parte de dentro de nós. O efeito colateral será, sem dúvida, uma atmosfera de energia positiva ao nosso redor.

"Olhar para si é se transformar".



Ana D Araújo



www.anadaraujo.com.br atendimento@anadaraujo.com.br




Comentários

Marcelo4m disse…
Estou assim...