Sedução compulsiva – Don Juanismo



Embora o amor verdadeiro seja um desejo universal, encontrar pessoas que se dediquem a ele com total entrega pode ser desafiador.

O crescimento do egoísmo é assustador. E sem a segurança que só o amor traz, as relações tendem a ser cada dia mais sexuais e menos afetivas.

💡Para alguns homens, a busca inquieta pela conquista, toma o lugar da estabilidade na relação. O grande objeto do desejo é a conquista e não o conquistado.

Para aquele que seduz, a concretização da conquista se transforma em monotonia, e desta forma, as relações são rápidas e sem nenhum vínculo afetivo.

Quando este comportamento vira cíclico ou habitual, onde a pessoa sente excitação na conquista, seguida por desinteresse e necessidade de buscar novas parceiras, é que referimos como Síndrome de Don Juan ou dom-juanismo ( ou doença do Caetano), e o comportamento é caracterizado como um transtorno afetivo.

Segundo Jung, os efeitos do complexo materno, a princípio positivos, podem gerar distúrbios psíquicos, como o homossexualismo, a impotência sexual e o Don Juanismo.

No homossexualismo, por exemplo, a heterossexualidade do filho fica presa à mãe de forma inconsciente. Já no Don Juanismo, a imagem da mãe é a imagem da mulher perfeita, que não possui defeito e que está sempre de prontidão para atender os desejos do homem.

Esta figura materna, fortemente registrada na psique do homem interfere cada vez  que o portador se apaixona por uma mulher e sente-se atraído sexualmente por ela até realizar a conquista.

💠A conquista é o “lugar” aonde acontece a comparação e toda a paixão desaparece repentinamente deixando a relação vazia e desinteressante.  Neste caso, ele interrompe a relação. Não consegue firmar laços duradouros, porque busca a perfeição em todas as mulheres, acabando por encontrar defeitos em todas. Na verdade, este tipo de personalidade está sempre procurando a imagem da mãe nas outras mulheres. (as vezes a relação com a mãe foi boa demais, gerando a dificuldade da quebra de vínculo no inconsciente).

No entanto, para além da avaliação de Jung, outros fatores são observados no comportamento daqueles que apresentam o Don Juanismo, que não necessariamente afetam somente homens, mas também mulheres (Don Juanismo feminino ou também a ninfomania).

A influência da dinâmica familiar, traumas na infância, crenças limitantes e até mesmo fatores biológicos podem contribuir para o desenvolvimento da síndrome

O complexo de rejeição por exemplo, é uma das características que traz consigo o medo de abandono.

Muitos homens maduros e inteligentes, por vezes já estabelecidos profissionalmente, têm dificuldade em se entregar completamente ao amor de uma única mulher devido ao medo inconsciente do abandono. Por isso, tendem a focar apenas na conquista, receosos do envolvimento emocional genuíno e do possível sofrimento que uma relação comprometida possa trazer.

Nesse contexto, a conquista se torna emocionante e cativante, mas a concretização dela acaba sendo frustrante e monótona, pois implica em estabelecer um vínculo, assumir responsabilidades e encarar novas "obrigações", o que gera desconforto. Assim, para esses homens, abandonar o que foi conquistado para iniciar uma nova conquista representa liberdade e desapego.

O Don Juanismo pode surgir no comportamento como uma resposta ao complexo de rejeição, causado pelo abandono paterno ou materno. O receio de se desapontar novamente emocionalmente leva a pessoa a se afastar de se comprometer no amor, como uma forma de evitar mais dor.

Outro fator estimulador do comportamento conquistador, é o abuso sexual na infância, apesar de que algumas correntes na psicologia ou na psiquiatria não concordarem que possa haver esta ligação.

Ainda há situações em que a sensação de um amor não resolvido com alguém no passado leva a pessoa a procurar desesperadamente, em relacionamentos futuros, vestígios da pessoa que deixou uma marca profunda e única. Esse sentimento impossibilita a experiência de um novo amor. Isso leva a manter uma imagem de conquistador para preservar o ego, porém, devido à comparação constante, nenhuma outra pessoa consegue preencher verdadeiramente o vazio deixado pela memória. É crucial aprender a distinguir quando buscamos uma ilusão criada pela nossa mente.

 👉A pessoa que apresenta este tipo de comportamento do Don Juanismo sofre, pois se vê incapaz de criar vínculos relacionais, além de que a causa ou o motivo pelo qual ele vivencia este comportamento não lhe são claras, e a sensação interior é de grande vazio no coração por não conseguir viver em profundidade nenhuma relação.

Tratar a causa pela raiz, é a maneira de encontrar pacificação e coragem para amar em paz e com responsabilidade.


💡“O amor é o sentimento curativo para a alma de todos os homens”.



Ana D´Araújo


Comentários