Borderline: Sofrimento e instabilidade constantes



O Transtorno de Personalidade Borderline, tem feito muita gente boa sofrer. A mudança constante das emoções e variações de humor são rápidas e constantes.

 Ele tem as mesmas características do Transtorno de Personalidade Bipolar, variando apenas no tempo entre transição de humor da pessoa. 

 No Transtorno Bipolar a pessoa muda de emoções mais lentamente, e permanece na mudança de humor mais tempo, podendo ficar semanas ou meses mais eufórico ou em processo de isolamento e depressão. Já no Transtorno Borderline, a variação ocorre num tempo mais curto, as vezes até no mesmo dia, causando na pessoa uma profunda exaustão.

A sensação de euforia ou alegria extrema, não é a que sentimos quando algo bom e diferente nos acontece, mas é uma euforia exagerada sem motivo.

 Em ambos os transtornos porém, sofre tanto a pessoa, como quem convive junto, pois as alterações de humor, as distorções da realidade, as reações imprevisíveis, na maioria das vezes são incompreendidas e confundidas com falha no caráter.

💡 Em ambos os transtornos, é necessário saber que é possível experimentar uma vida melhor, amar com mais estabilidade, e diminuir muito o grau de sofrimento, quando a pessoa aceita o problema, e permite ser auxiliado pela medicação, que no caso deste transtorno é essencial para fazer o equilíbrio químico cerebral, e pela psicoterapia que ajuda a resinificar a história,a rotina e a qualidade das emoções da pessoa.


O vídeo abaixo "Borderline: Em uma tempestade de emoções" é uma produção do Canal Minutos Psíquicos no Youtube, e explica de maneira simples e rápida, numa linguagem mais fácil de compreender, algumas das características do Transtorno de Personalidade Bordeline.

Entenda um pouco melhor como funciona, e se este comportamento e sentimentos parecerem familiares, além de procurar entender melhor e mais a fundo, busque ajuda profissional.😉

*📌 O diagnóstico é feito pelo médico psiquiatra, que também irá acompanhar a medicação corretamente e a Psicoterapia que ajudará nas mudanças e alterações de comportamento. 









👉 Você pode ler aqui no site também o artigo: Transtorno de Ansiedade: Personalidade Bipolar

Comentários