Borderline: Sofrimento e instabilidade constantes



O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) tem feito muita gente boa sofrer. A mudança constante das emoções e variações de humor são rápidas e constantes.  o Transtorno Bipolar não é um transtorno de personalidade, mas sim do humor,

Ele tem as mesmas características do Transtorno de Personalidade Bipolar, variando apenas no tempo entre transição de humor da pessoa.

No Transtorno Bipolar, a pessoa muda de emoções mais lentamente e permanece na mudança de humor por mais tempo, podendo ficar semanas ou meses mais eufórica ou em processo de isolamento e depressão. Já no Transtorno Borderline, a variação ocorre num tempo mais curto, às vezes até no mesmo dia, causando na pessoa uma profunda exaustão.

A sensação de euforia ou alegria extrema não é a que sentimos quando algo bom e diferente nos acontece, mas é uma euforia exagerada sem motivo.

Em ambos os transtornos, porém, sofre tanto a pessoa como quem convive junto, pois as alterações de humor, as distorções da realidade e as reações imprevisíveis na maioria das vezes são incompreendidas e confundidas com falha no caráter.

💡 Em ambos os transtornos, é necessário saber que é possível experimentar uma vida melhor, amar com mais estabilidade e diminuir muito o grau de sofrimento quando a pessoa aceita o problema e permite ser auxiliada pela medicação (que, neste caso, é essencial para equilibrar a química cerebral) e pela psicoterapia, que ajuda a ressignificar a história, a rotina e a qualidade das emoções.

O vídeo abaixo "Borderline: Em uma tempestade de emoções" é uma produção do Canal Minutos Psíquicos no YouTube e explica de maneira simples e rápida, numa linguagem acessível, algumas características do Transtorno de Personalidade Borderline.

Entenda um pouco melhor como funciona. Se este comportamento e sentimentos parecerem familiares, além de procurar entender mais a fundo, busque ajuda profissional. 😉

📌 O diagnóstico é feito por um médico psiquiatra, que acompanhará a medicação corretamente, e a psicoterapia ajudará nas mudanças de comportamento.










👉 Você pode ler aqui no site também o artigo: Transtorno de Ansiedade: Personalidade Bipolar

Comentários